Quando vamos escolher um chá, seja em casa ou em casas de chás ou nas prateleiras dos mercados, sempre vem uma dúvida sobre qual chá escolher.
Diante de tantas opções, de um mercado tão vasto de sugestões, passamos dois minutos pensando, analisando as combinações, os benefícios e preço final.
Quão difícil é definir se queremos emagrecer, rejuvenescer, relaxar ou energizar, dentre tantas outras opções, de cores e sabores. Que tal flores, frutas vermelhas, frutos cítricos, chá-verde, branco, preto, canela e pimenta-rosa?
Cada vez mais a arte de harmonizar um chá escapa exclusivamente dos sabores e cores, se aliando a funcionalidade destas harmonizações.
O Chá Gourmet é a nova opção aos amantes de chás e combina propriedades funcionais, aromas, cores e sabores.
Qual o objetivo de trazer ao um chá a funcionalidade? Podemos validar cerca de 3 pontos para fundamentar esta proposição.
- 1. Chás são preparados a partir de espécies medicinais. Toda espécie medicinal contém um conjunto de substâncias bioativas que conferem propriedades funcionais ao chá. Quando falamos em chá, por definição farmacopeica, entende-se infusão e decocção.
“Chás: são produtos constituídos de partes de vegetais, inteiras, fragmentadas ou moídas, obtidos por processos tecnológicos adequados a cada espécie, utilizados exclusivamente na preparação de bebidas alimentícias por infusão ou decocção em água potável, não podendo ter finalidades farmacoterapêuticas”.
MS, p.519, 1998
- 2. As espécies utilizadas para preparar chás, podem ser comercializadas secas ou na forma de droga vegetal. Sim, farmacologicamente terapêuticas e o que isso significa? Lembrando que quando falamos de chá de frutos, flores e cascas, falamos de plantas frescas ou in natura ou secas. Então, temos a droga vegetal.
“Droga vegetal é a planta medicinal, ou suas partes, que contenham as substâncias, ou classes de substâncias, responsáveis pela ação terapêutica, após processos de coleta, estabilização, quando aplicável, e secagem, podendo estar na forma íntegra, rasurada, triturada ou pulverizada .
MS, RDC 14, 2010
- 3. Chás Gourmets harmonizam a forma de preparo, as propriedades terapêuticas, palatabilidade e apresentação. E, ainda, permite investir em estilo diferenciado!
“Gourmet é o nome que se dá um estilo de culinária mais elaborada, requintada e que atende as exigências do consumidor com gosto mais apurado em relação à qualidade e apresentação do prato ou da bebida”
Significados, 2021
Atualmente, encontramos no mercado o que pode ser definido de chá mágico, onde as combinações que prometem novas sensações podem ser facilmente refutadas no que tange as propriedades terapêuticas. E qual a importância de se ter um chá funcional?
Chá é uma forma farmacêutica, portanto, um medicamento. Tem propriedade bioativa, interações com alimentos e com medicamentos…Pense em qual importante é ofertar este diferencial aos seus consumidores ou especialmente para você que é “amante” de chás?
Chá é um alimento e como tal deve ser preparado com os rigores da norma para que seja uma preparação alimentar. A cerimônia de servir, de realçar a palatabilidade, de preservar os bioativos está diretamente ligada a harmonizar, a ser Gourmet…
Então, você que se perguntava a necessidade de conhecer o Chá Gourmet, apresentamos ótimas razões para investir mais nesta arte.
Para acessar nosso curso de Chás gourmets CLIQUE AQUI